top of page

Definição de problemas e potencialidade do território (10 novembro)

Transcrição áudio:

0:58 A nossa estratégia baseia-se principalmente em 2 partes: temos a parte a azul, que é a parte mais urbanizada, e temos as outras coloridas que são as zonas rurais, mais a ver com as zonas dos rios. Na parte a azul, como é uma área mais urbanizada está mais definida, não vamos trabalhar tanto. Vamos resolver outro tipo de problemas como a Mobilidade, a relação ao Porto, como é que conseguimos convencer mais pessoas do Porto a vir para esta área, quer a partir de novos serviços, como a partir das vias. Como é que se pode criar essa fluência entre a parte do Porto do outro lado da vci e esta zona do Porto. Na parte mais colorida, dos rios, vamos tentar criar essa dinâmica também de afluência, de puxar as pessoas para a zona do rio, mais a partir de uma intervenção através de corredores verdes, tentar ligar os espaços ao resto do território. 

 

2:30 Vamos tentar fazer uma transição a partir das zonas coloridas à zona mais urbanizada.

 

2:45 Temos aqui duas grandes áreas com problemas diferentes.

 

Enumeração de problemas: 

  1. Mobilidade (não conseguimos chegar às partes coloridas, temos um percurso - entra-se por um lado, sai-se pelo outro. Não se consegue chegar pelo centro onde se quer - ao centro da cidade)

  2. Transição urbana 

  3. Espaços rurais esquecidos 

  4. O rio Torto estar escondido no meio da vegetação e ter muito potencial para ser um espaço público, para as pessoas usufruírem dele 

  5. Alturas da paisagem que nós temos

  6. Segurança, a nível da iluminação e das ruas estreitas, rurais, o facto de não ter acessibilidade. Intervenção do professor: não chamem insegurança, chamem humanização do espaço. Insegurança dá uma sensação de que isto é um território de crime e não é. Catarina: mas eu acho que é essa a ideia que muitas pessoas têm do espaço. Eu, por exemplo, não me sentiria segura a ir para lá de noite sozinha, enquanto que noutras zonas do Porto não há essa situação. 

  7. Descentralização ou periferização deste espaço em relação à cidade (Haver a ideia de que o território depois da VCI já não é Porto). A zona a roxo/ azul é uma zona que está semi integrada na cidade, mas a zona colorida não. Catarina: mas também, na parte azul, eu enquanto pessoa não me sinto muito segura, pronto por ser uma zona com bairros sociais entre outras coisas. Professor: qual é o problema dos bairros sociais? Catarina: acaba por aglomerar pessoas que estão mais em contacto com o mundo da criminalidade Professor: Mas porquê? Catarina: Drogas… [intervenção dos colegas] Professor: O problema não é a existência de bairros sociais. O problema é a… ver 8 

  8. Não integração do espaço dos bairros sociais no espaço da cidade (periferização tanto das zonas mais rurais, naturalizadas, como nas zonas mais urbanas). O próprio bairro social é uma periferização da cidade - no sentido de cada bairro social ter o seu “próprio mundo” - e isso se calhar tem um estigma, a que o Mateus reagiu, saltando-te em cima. O facto de ser periférico não quer dizer que não esteja no centro. Muitas vezes a sensação de periferia é uma sensação psicológica

  9. A ligação das vias com o Porto (vci, linhas férreas). Professor: Qual é o problema da linha férrea? Marco: Tentar melhorar a ligação que nós temos com… Professor: Mas o problema não é a linha férrea. O problema é o canal da linha férrea e a ferida que provoca no território. Ao contrário do metro, que integra.

  10. Relação com Gondomar. Professor: Como é trabalhada essa fronteira porosa? Existe ligação, não existe ligação, existe uma espécie de não-lugar em determinados momentos e uma pessoa não sabe onde é que está? Isso é um problema? Catarina: De certa forma, tem potencial para trabalharmos porque não temos uma barreira física que diga: isto é o Porto, isto é Gondomar. Acho que isso é um ponto positivo no nosso terreno. Professor: como é que vocês potenciam esse posto? Como é que podem potenciar o facto de não haver uma barreira física? Catarina: Na continuidade estratégica, do tipo de intervenção urbanística que vamos fazer. Professor: E não potenciarão também tendo exatamente o mesmo tipo de planeamento para um município e para o outro município? (Plantas síntese topográficas e PDM’s não se relacionam entre os dois municípios) Catarina: Sim, era isso, por outras palavras era o que eu queria dizer. Correção do problema 10: Existe uma fronteira administrativa. Como se compatibiliza isso? Isso é um problema de planeamento. 

 

Potencialidades do território:

  1. Os vales fazem com que liguemos a zona mais habitacional… Professor: Como é que a topografia valoriza o terreno? A diversidade topográfica é uma coisa boa no terreno; dá diversidade à paisagem e pode ser rentabilizada pelo vosso plano 

  2. Está no meio de uma cidade difusa, relativamente perto de uma centralidade que é potenciadora de muita coisa, mas tem a vantagem de estar numa zona relativamente tranquila, pacífica em termos de não haver atropelos urbanísticos, onde existe silêncio, onde existe um conjunto de vantagens que se tem vindo a perder nos centros urbanos. Isto é uma área que se pode chamar de cidade alargada. 

  3. Ligação a partir das vias rodoviárias e ferroviárias. Professor: Não será aquilo de que vocês falavam de haver uma sobreposição de duas ou três malhas de cidade: um layer rápido que é o das autoestradas, vci, comboios, etc, o layer intermédio que é aquela zona relativamente forte, urbanizada, que é a zona a azul/roxo - São Roque, Campanhã e também existe nos grandes armazéns, nas grandes zonas industriais e um terceiro layer que é o layer natural - que é algo que nós começamos a sentir quando nos aproximamos dos vales.

  4. Campo experimental existente. Professor: mas o vendedor não quer construir aqui. Procura um espaço verde, humanizado, onde as pessoas e crianças possam andar sem chocar contra viaturas, onde possa estar seguro. 

Definição de princípios estratégicos (14 novembro)

Definição da estratégia (15 novembro)

Redefinição da área plano num aspeto mais pormenorizado (15 novembro)

Definição das UOPG e redefinição das áreas problema (17 novembro)

Captura de ecrã 2022-11-17, às 11.17.38.png

Espacialização dos problemas e dos princípios estratégicos (17 novembro)

WhatsApp Image 2022-11-24 at 14.47.58.jpeg

Discussão da estratégia para o território total (20 novembro)

Espacialização dos princípios estratégicos (22-24 novembro)

WhatsApp Image 2022-11-24 at 14.46.18.jpeg
WhatsApp Image 2022-11-24 at 12.50.55 (2).jpeg
WhatsApp Image 2022-11-24 at 14.46.18 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-11-24 at 12.50.55 (3).jpeg
WhatsApp Image 2022-11-24 at 14.46.18 (2).jpeg
WhatsApp Image 2022-11-24 at 12.50.55.jpeg
bottom of page