top of page

UNIDADES OPERATIVAS DE PLANEAMENTO E GESTÃO

maozinha v2-min.png

VILA COVA

RANHA

PINHEIRO/BONJÓIA

RAMAL DA ALFÂNDEGA

ÁGUAS FÉRREAS

MEIRAL

GRANJA

TIRARES

AZEVEDO

uopg pedro.jpeg
uopg pedro.jpeg
ÁGUAS FÉRREAS

Esta unidade operativa permite a reabilitação do afluente do rio Torto, criando um espaço de lazer, associado à Natureza. Os percursos criados possibilitam a melhoria da qualidade de vida dos residentes e fazem parte de um novo sistema de espaços públicos. Ao Intervir nesta zona expectante, espera-se que os residentes das zonas envolventes, maioritariamente residenciais, possam aproveitar a requalificação das hortas ilegais que passarão a hortas sociais, associadas a um mercado agrícola. Esse mercado, fazendo parte da UOPG de Azevedo, irá ser um polo de interesse a nível municipal, impulsionando a economia do lugar. 
uopg marco.jpeg

MEIRAL

Com a Capela do Forte como ponto estrutural, esta unidade operativa possibilita o início da requalificação do rio Torto. Criando uma rede de espaços de estar, em conjunto com equipamento museológico, esta zona permitirá humanizar o espaço e torná-lo mais acessível quer rodoviaria quer pedonalmente. A ligação entre zona ribeirinha e o novo mercado agrícola que se irá situar na unidade operativa de Azevedo é essencial, passando por esta unidade operativa (Meiral). 

uopg nati.jpeg

RAMAL DA ALFÂNDEGA

Atualmente esta zona surge como bastante desumanizada e sem proteção eficiente em relação à ravina existente. O potencial que esta unidade operativa apresenta, ao nível da vista panorâmica sobre o Douro e o Vale de Campanhã, e ao nível do caminho natural, permite criar um polo de interesse de lazer e de desporto. A ligação ao Parque Oriental de Cidade e à Quinta da Bonjóia, ou seja à unidade operativa do Pinheiro/Bonjóia, é essencial para cria ruma rede de percursos pedonais e de ciclovias. Para além disso, pretende-se ligar o programa desta uopg à intervenção que tenciona reabilitar todo o Ramal da Alfândega desde as Fontaínhas. 

uopg 2 2.jpg

VILA COVA

Ao intervir nesta unidade operativa, espera-se alavancar a construção de habitação na unidade operativa da Ranha. Neste contexto, esta UOPG surge como prioridade, dado que tem potencial para impulsionar um sistema completo e organizado de espaços públicos. A conexão entre a zona de Contumil - a menos favorável da cidade do Porto - e as zonas de Vila Cova e de São Roque da Lameira permitirá aos residentes usufruir da zona ocidental do Porto e da zona oriental-norte de Gondomar. Teve-se também em conta as novas edificações, desenhadas pelo Grupo Alexandre Barbosa Borges, que estão a ser construídas no terreno da Antiga Fábrica do Cobre, que, para além de oferecerem habitação, se vão tornar num centro de comércio e com acesso a diversos serviços. 

norte.png
problemas uopg cat v3-01.png

UOPG VILA COVA

3 Cortes UOPG VILA COVA-03.png

AA'

3 Cortes UOPG VILA COVA-02.png

BB'

uopg pedro - problemas-01.jpg
escala 50m.png
norte.png

UOPG ÁGUAS FÉRREAS

B'

A

A'

B

4 Cortes UOPG ÁGUAS FÉRREAS-03.png

AA'

4 Cortes UOPG ÁGUAS FÉRREAS-04.png

BB'

problemas uopg MARCO-01.png

UOPG MEIRAL

escala 50m.png
norte.png

A'

A'

B'

B

5 Cortes UOPG MEIRAL-03.png

AA'

5 Cortes UOPG MEIRAL-04.png

BB'

Uopg_nati_problemas  (1).jpg

UOPG RAMAL DA ALFÂNDEGA

A

B'

A'

B

norte.png
escala 50m.png
6 Cortes UOPG RAMAL DA ALFÂNDEGA-03.png

AA'

6 Cortes UOPG RAMAL DA ALFÂNDEGA-04.png

BB'

bottom of page